Os últimos anos foram turbulentos para os empreendedores. Pandemia, isolamento social, crise econômica e política foram alguns dos fatores que afetaram os negócios. Mas, esse período parece, finalmente, estar ficando no passado. Com a retomada e os sinais iniciais de recuperação da economia brasileira, é hora de pensar como acelerar o crescimento das empresas.
Quem conseguir criar e seguir uma estratégia sólida de crescimento, mesmo diante de um momento ainda instável, onde a confiança das pequenas empresas e do mercado em geral se mostra oscilante, tem chance de sair à frente e ganhar destaque. E esse é exatamente um dos ingredientes para o sucesso: diferenciação.
Dentro de um mercado competitivo e desafiador como o brasileiro, os empresários que desejam o crescimento constante precisam não só oferecer um produto ou serviço único, mas olhar para todas as áreas do negócio – financeiro, relacionamento com cliente, comunicação, etc – com atenção e planejamento.
Para te ajudar a não perder o foco no crescimento da sua empresa, a Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, separou 7 dicas práticas essenciais. Confira!
Como acelerar o crescimento da sua empresa?
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Crie um plano de crescimento empresarial
Além do plano de negócios, que traz os objetivos e estratégias da empresa, também é importante criar o plano de crescimento empresarial. Trata-se de um conjunto de estratégias que será responsável por orientar a expansão da empresa.
Essas estratégias estão relacionadas com os objetivos principais do negócio, e traçam metas de curto, médio e longo prazos para alcançá-los. Dessa forma, é possível compreender o momento em que a empresa vive e olhar para o futuro de forma mais segura.
Dessa forma, sempre que a empresa atingir uma certa maturidade, o plano de crescimento poderá ser utilizado para guiar os próximos passos. Sejam eles em relação a procura de novos mercados, investimento em equipe, desenvolvimento de novas soluções ou o que for necessário naquele momento para acelerar o crescimento.
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Faça uma boa gestão financeira
O crescimento da empresa depende de um fluxo de caixa saudável, afinal, é preciso ter recurso disponível para investir nas melhorias necessárias. Nesse sentido, realizar uma boa gestão financeira é fator primordial para presenciar a expansão dos negócios.
Isso significa ir além do controle do que entra e sai do caixa, assumindo uma atitude mais estratégica. O trabalho envolve desde negociação inteligente com fornecedores até conhecimento dos regimes tributários, controle do capital de giro, gestão de riscos e acompanhamento próximo da economia brasileira e mundial.
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Coloque a experiência do cliente em primeiro lugar
O cliente é o responsável por fazer a economia do negócio girar. Portanto, qualquer interação dele com a empresa deve proporcionar a melhor experiência possível, encantando-o pela comunicação empática, pela facilidade de compra, pela qualidade do produto ou serviço ou pela excelência da jornada.
De acordo com dados da Zendesk, 73% das empresas com nota acima da média em experiência do cliente têm desempenho financeiro 44% melhor do que os seus concorrentes. A explicação para isso é simples: a boa experiência fideliza, e um cliente fidelizado realiza compras mais recorrentes.
Quando a experiência é ruim, ocorre o contrário: a maioria dos consumidores mudam para a concorrência. E a empresa continuará precisando investir alta quantia para atrair novos clientes, já que perdeu a oportunidade de criar advogados da marca e aumentar o Lifetime Value (LTV).
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Digitalize
O mundo hoje é digital. Todos os seus clientes possuem um smartphone e navegam on-line, seja nos mecanismos de pesquisa ou nas redes sociais. Por isso, para ser encontrada, a empresa precisa ter uma boa presença digital.
Seja para realizar marketing digital, relacionar-se com o cliente ou vender, o ambiente on-line precisa fazer parte das estratégias para acelerar o crescimento da empresa. Avalie por começar com o cadastramento da empresa no Google Meu Negócio, a abertura de perfil comercial nas redes sociais mais aderentes ao público-alvo e a produção de conteúdos interessantes e agregadores.
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Feche boas parcerias
Ninguém é bom em tudo. Por isso, para manter a qualidade das entregas mesmo em crescimento, as empresas precisam fechar boas parcerias. Dependendo dos objetivos e modelo do negócio, esses parceiros podem ser desde fornecedores, até fabricantes, revendedores e investidores.
Além de permitir que a empresa foque em trabalhar e melhorar constantemente a sua atividade principal, essas parcerias costumam aumentar a visibilidade da marca no mercado e trazer uma percepção mais ampla das oportunidades de acelerar o crescimento.
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Utilize a inteligência de dados
Falar de dados remete ao uso de tecnologia na gestão, o que para muitos empreendedores pode parecer algo distante pela necessidade de investimento. Mas, a verdade é que, com a transformação digital acelerada, soluções estão cada vez mais acessíveis.
Isso significa que até mesmo as pequenas empresas podem investir em ferramentas para coletar e trabalhar dados, de forma a guiar estrategicamente as ações a partir do conhecimento do cliente.
Um bom começo são as plataformas de CRM, que armazenam todas as informações relacionadas ao cliente, desde dados pessoais até interações realizadas com a empresa. Isso permite um atendimento mais personalizado, o que, consequentemente, melhora a experiência e fomenta o relacionamento.
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Busque evolução constante
Investir tempo e recursos para melhoria constante dos processos internos e dos produtos e serviços oferecidos aos clientes demonstra compromisso com o objetivo de acelerar o crescimento da empresa. Porém, muitas vezes os empreendedores se veem ocupados demais com as outras exigências do negócio.
Para que isso não aconteça, a dica é encontrar caminhos para focar no que realmente ajudará a alcançar os objetivos. Tarefas burocráticas ou secundárias, como o pagamento de contas e manutenção de escritório podem ser terceirizadas. Nesse sentido, o coworking aparece como ótima opção.
Os espaços de trabalho compartilhados possuem um formato que permitem ao empreendedor focar no próprio negócio. Questões como água, luz, internet, alvará de funcionamento, IPTU e limpeza ficam concentradas em apenas uma conta: a mensalidade pega pelo espaço que será utilizado.
Além disso, coworkings como a Mango Tree, localizada na República, em São Paulo, possuem um ambiente colaborativo que fomenta o networking e traz uma visão mais ampla do mercado – incentivando, inclusive, novas parcerias. Marque uma visita e venha nos conhecer!